terça-feira, 16 de novembro de 2010

Poetas de Nossa Terra:
              Orgulho do povo brasileiro
  
Cecília Meireles, Ziraldo, Cora Coralina, Vinícius de Moraes, Olavo Bilac, Ruth  Rocha, Henriqueta Lisboa, Carlos Drummond, Guimarães Rosa, João  Cabral de Melo Neto,   Raquel de Queiroz, Mário Quintana e Manuel Bandeira          


Professores em Uso de Biblioteca:
Maria Lenice – Vespertino
Apresentação
Os poetas, através de suas poesias têm o poder de levar os leitores a lugares inimagináveis e despertar sentimentos diversos: amor, tristeza, alegria, vaidade, solidariedade,felicidade...
A poesia é capaz de tocar o coração das pessoas mais insensíveis; proporcionar mais vida, alegria e prazer às pessoas.
Proporcionando momentos de  poesia na escola,  alunos e toda  comunidade escolar enriquecem seu aprendizado, além de incentivar e formar novos poetas na escola.
Este trabalho será desenvolvido nos meses de setembro, outubro e com a culminância no dia 12  de novembro, 6ª feira às 18h na quadra da escola.
Justificativa:
Poetas de Nossa Terra, Orgulho do povo brasileiro, é uma das ações do Projeto da Biblioteca: Horário Nobre da Aula . Surgiu da necessidade de valorizar e conhecer os poetas brasileiros.
Com esta ação, a professora em uso da biblioteca, em sintonia com as professoras de Português, pretendem mostrar aos alunos a riqueza dos poetas brasileiros e de maneira lúdica, conhecer a biografia e principais obras de cada um deles. Neste primeiro momento, 13 poetas estarão em evidência.  A intenção é que cada ano, novos poetas sejam inseridos neste projeto.
Objetivo Geral:
Valorizar os poetas brasileiros e conhecer a biografia e as principais obras de cada um.
Objetivos específicos.
·        Fazer com que os alunos se sintam “inspirados, contagiados, motivados a ver com outros olhos  a poesia.
·        Pesquisar a vida e obras dos poetas em referência
·        Apresentar de forma criativa para toda a comunidade escolar o trabalho realizado.
Plano de Ação
·   Definir com as professoras de Português, os poetas brasileiros que serão trabalhados.
·        Elaborar o cronograma de atividades.
·        Apresentar o projeto e o cronograma para todas as turmas, demais professores e funcionários da escola.
·        Orientar as turmas antes cada ação a ser realizada e sugerir atividades para a culminância do trabalho ( Standes  para cada poeta, jogral, recitar poemas, paródias, dramatizações ...)
·        Elaborar convites para toda a comunidade escolar.
·        Organizar toda a logística para a culminância do projeto, dia 12 de novembro ( 6ª feira às 18h) .
·         Apoio efetivo: direção e coordenação

Avaliação:
Acontecerá ao longo de todo o trabalho realizado ( sala de aula, biblioteca, e durante a culminância do trabalho).

Bibliografia:
Programa de Intervenção Pedagógica – Oficina 03- Biblioteca Escolar e Leitura na Escola: Caminhos para a dinamização. 2010.
Revista Nova Escola. Agosto de 2009 – edição 224 ( gêneros textuais)
Google :   A importância da poesia na escola
                 Poetas brasileiros

Poetas nascem com o dom de escrever, e de forma lírica ou lúdica, expressar-se. A poesia deve ser objeto de transformação ,não palavras soltas, escritas sem intenção alguma. A beleza dos versos de um poeta não deve ficar só na folha de papel,tem de transpor barreiras, ser objeto de luta e alerta ,e o poeta tem a missão de praticar, sobretudo, o que por inspiração, escreve.
    
                                                                              Aline Romariz

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário